domingo, 3 de abril de 2011

Como uma pressão de 30 libras nos pneus podem suportar um carro de 1800Kg?

Quando você olhar para seu carro, verifique que na verdade os pneus não são redondos, sua parte de contato com o chão é achatada, parte que é chamada de contato da banda de rolagem ou simplesmente pegada.

Para obter a área total de contato da banda de rolagem é preciso medir o comprimento e a largura de contato e em seguida multiplica-los. Após isso é preciso somar as áreas obtidas nos quatro pneus para obter a área total.
A área de contato da banda de rolagem é praticamente a massa do carro dividida pela pressão do pneu. Para fazer essa conta, precisamos transformar de lb/pol² para kg/cm². Então 30lb/pol² = 2,11kg/cm². 1800kg dividido por 2,11kg/cm² dará uma área de 853,1cm². Como a maioria dos carros tem um pneu com aproximadamente 17cm de largura, somando os 4 pneus teremos 68cm. Isso significa que o contato da banda de rolagem de cada pneu será 853.1cm² dividido por 68cm sendo igual a aproximadamente 12,55cm de comprimento.
Se você for medir o contato da banda de rolagem, perceberá que é ainda maior que este cálculo. Isso acontece pois na na banda de rolagem, a pressão exercida no solo na parte dianteira e traseira não é muito grande, mas vai aumentando gradativamente conforme se aproxima do centro pois cada vez mais peso é suportado.
Caso você diminua a pressão do pneu a 1/4, porá notar que a banda de rolagem não aumentou em quatro vezes. Isto acontece pois a  rigidez lateral do pneu entra em ação suportando parte do peso do automóvel.

Pneus de baixo perfil, tem a estrutura lateral mais rígida, tendendo assim a comprimir menos que os grandes pneus.

Existe um pneu chamado run flat cujo possui uma estrutura lateral tão rígida que pode rodar sem nenhuma pressão de ar dentro.

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