A área de contato da banda de rolagem é praticamente a massa do carro dividida pela pressão do pneu. Para fazer essa conta, precisamos transformar de lb/pol² para kg/cm². Então 30lb/pol² = 2,11kg/cm². 1800kg dividido por 2,11kg/cm² dará uma área de 853,1cm². Como a maioria dos carros tem um pneu com aproximadamente 17cm de largura, somando os 4 pneus teremos 68cm. Isso significa que o contato da banda de rolagem de cada pneu será 853.1cm² dividido por 68cm sendo igual a aproximadamente 12,55cm de comprimento.
Se você for medir o contato da banda de rolagem, perceberá que é ainda maior que este cálculo. Isso acontece pois na na banda de rolagem, a pressão exercida no solo na parte dianteira e traseira não é muito grande, mas vai aumentando gradativamente conforme se aproxima do centro pois cada vez mais peso é suportado.
Caso você diminua a pressão do pneu a 1/4, porá notar que a banda de rolagem não aumentou em quatro vezes. Isto acontece pois a rigidez lateral do pneu entra em ação suportando parte do peso do automóvel.
Pneus de baixo perfil, tem a estrutura lateral mais rígida, tendendo assim a comprimir menos que os grandes pneus.
Existe um pneu chamado run flat cujo possui uma estrutura lateral tão rígida que pode rodar sem nenhuma pressão de ar dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário