segunda-feira, 11 de abril de 2011

Por que calibrar os pneus?


Além de diminuir o consumo de combustível e reduzir o desgaste, a calibragem com freqüência traz outros benefícios. Lembrando que os  pneus devem ser calibrados de acordo com o manual do fabricante, sendo que é recomendável a calibragem a cada semana ou a cada 15 dias  e  antes de viagens.
Os pneus calibrados além do necessário fazem com que fiquem bons nas laterais e desgastados no meio, ocorrendo assim menos contato do pneu com o asfalto resultando numa perca de estabilidade e frenagem reduzida.
Já os pneus com baixa com baixa pressão aumentão a área de contato com o pneu e o asfalto fazendo com que o motor do carro trabalhe mais para andar com o carro na mesma velocidade que o pneu calibrado e provocando um desgaste nas laterais dos pneus. Resultando em uma troca antecipada no pneu e um comsumo mair de combustível.
Outro fator importante é a temperatura. O ar frio é mais denso que o ar quente, deste modo quando calibrar o pneu em um dia quente e logo depois a temperatura esfriar a pressão do pneu irá diminuir.A carga transportada também afeta a pressão nós pneus, quanto maior a carga maior a pressão nos pneus.

Dirigir com os pneus calibrados trás uma sensação de conforto e estabilidade ao dirigir , resultando em mais segurança e economia no bolso. Abaixo, um vídeo onde mostra o carro andando com o pneus a diferentes pressões. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário